Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1188
Tipo: Dissertação
Título: O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola.
Autor(es): CUNHA, Leonardo dos Santos
Abstract: Este trabalho se propõe a verificar as contribuições que a parceria entre a Universidade e professores da educação básica traz para formação de licenciandos em Física envolvidos num projeto que envolve a colaboração entre eles. Para isto, foi analisado o discurso de dois licenciandos que atuaram numa proposta envolvendo a parceria entre uma professora de Física da rede estadual de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), que em conjunto criaram duas atividades experimentais as quais foram aplicadas em dias específicos nos Laboratórios Didáticos da Universidade em alunos do primeiro e terceiro anos do ensino médio. Através do trabalho de Shulman(1986), foram identificadas nos discursos dos licenciandos três categorias específicas para a análise que se referiam ao conteúdo, pedagogia e ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledged-PCK), sendo este último, o conhecimento que identifica o professor como único profissional capaz de articular o conteúdo e a pedagogia de forma competente. Por isso, a partir da caracterização do PCK dos licenciandos através os dados coletados após o desenvolvimento destas atividades, foi possível identificar quais as contribuições que elas trouxeram para a formação deles.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: CUNHA, Leonardo dos Santos. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de licenciandos em Física numa proposta realizada através da parceria universidade-escola. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1188
Data do documento: 13-Dez-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_cunha1_2017.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.