Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1191
Tipo: Dissertação
Título: Compreensões de licenciandos em Ciências da Natureza e Matemática sobre a temática ambiental e o processo educativo.
Autor(es): LOPES, Mona Lisa Ferreira Prado
Abstract: A discussão em torno da temática ambiental tem se apresentado como plural, uma vez que envolve inúmeras concepções de estudiosos oriundos dos diversos setores sociais que se ocupam em determinar origens e causas da situação de insustentabilidade ambiental, considerada como crise na relação entre ser humano e natureza, bem como alternativas para amenizar as suas consequências, conforme exposto por Bornheim (1985) e Leff (2002). Dentre essas concepções, destaca-se, nesse estudo, que o processo educativo, desde que considerados seus limites e possibilidades, segundo Carvalho (2006), desponta-se como processo promissor, porque é eminentemente político. Outro esforço é apontar que diferentes compreensões acerca da temática ambiental no processo educativo, culminam em diferentes práticas cujas características são próprias e não, necessariamente, como um mecanismo de transformações mais profundas na sociedade, como se espera que sejam. A partir dessas considerações teóricas é que a questão central que orienta esse estudo foi formulada: quais compreensões licenciandos da área de Ciências da Natureza e Matemática possuem acerca da temática ambiental e o processo educativo? Os procedimentos de coleta e análise de dados desse trabalho estão fundamentados em abordagens de natureza qualitativa. A partir de questionário realizado pelos alunos e entrevistas com os mesmos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química os dados desta pesquisa foram coletados. Dentre os resultados obtidos, destacam-se que as discussões de questões relacionadas a TA quando não realizadas de forma processual ao longo da licenciatura pode culminar em práticas pedagógicas ingênuas na educação básica, visto que apresentam-se desarticuladas de questionamentos de valores pregados pela sociedade que visam a manutenção do status quo. Dessa forma, a formação inicial de professores descaracteriza-se de seu elo político, deixando de cumprir sua função de formar indivíduos críticos para atuação em sociedade, para meramente conformá-los as situações dadas. Verificou-se ainda que os licenciandos têm a necessidade de vivenciar momentos de implementação de ações de TA para que as habilidades sejam mobilizadas e praticadas, ou seja, para que a sua prática seja intencionalizada.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: LOPES, Mona Lisa Ferreira Prado. Compreensões de licenciandos em Ciências da Natureza e Matemática sobre a temática ambiental e o processo educativo. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2017.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1191
Data do documento: Jun-2017
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_lopes1_2017.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.