Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1208
Tipo: Dissertação
Título: Mecânica estatística de uma partícula escalar na caixa.
Autor(es): BRITO, Marco Aparecido de
Abstract: No presente trabalho faremos uma análise do comportamento das grandezas físicas perante a mudança de temperatura, tal como o calor específico, para o sistema de uma partícula escalar confinada na caixa unidimensional. Determinaremos as médias termodinâmicas nos vários regimes de temperatura associados com as temperaturas características do sistema em questão, assim como as densidades de posição e de momento, com o intuito de prevermos o comportamento da partícula dentro da caixa. Também faremos uma breve discussão sobre o t´tópico criação de pares. Tal efeito ocorre quando há uma quantidade apreciável de energia térmica. Mostraremos como as populações de partícula e antipartícula se comportam dentro de uma caixa quando aumentamos a temperatura. Alguns aspectos serão também discutidos no contexto da teoria quântica de campos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Matemática
Citação: BRITO, Marco Aparecido de. Mecânica estatística de uma partícula escalar na caixa. 2012. 59 f. Dissertação (Mestrado em Física e Matemática Aplicada) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1208
Data do documento: 28-Fev-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_brito_2012.pdf620,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.