Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/121
Tipo: Tese
Título: Análise de Eficiência Técnica das Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica utilizando DEA (Data Envelopment Analysis) e Redes Unificadas.
Autor(es): XAVIER, Sandra de Sousa
Abstract: Nos últimos anos, o setor elétrico tem passado por grandes mudanças, especialmente na regulação econômica. Depois de receber várias críticas, a regulação pelo custo do serviço vem sendo substituída pela regulação por incentivos. O objetivo principal desta regulação é o estímulo à eficiência empresarial. Este estudo propõe uma forma alternativa de aplicação da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA) para o caso brasileiro, caracterizado por grandes extensões territoriais: o uso das Redes Unificadas (RU) no segmento de distribuição para regionalizar a área de concessão e em seguida analisar a eficiência separadamente. Muitos reguladores utilizam a distribuidora como Unidade Tomadora de Decisão (do inglês, Decision Making Unit – DMU) na regulação de preços, quando técnicas de benchmarking são empregadas. Contudo, no Brasil, a qualidade é medida em detalhes através dos conjuntos de unidades consumidoras, ou seja, a qualidade é medida considerando partes menores da empresa. Dado que a eficiência não pode ser analisada sem considerar os aspectos de qualidade e as características ambientais da área de concessão da distribuidora, este estudo busca um equilíbrio entre gerenciamento, qualidade, ambiente e custos. Portanto, as principais contribuições deste estudo são: a criação de um instrumento direcionador para aumento do incentivo à eficiência técnica no segmento de distribuição, a redução do impacto da heterogeneidade presente nas distribuidoras brasileiras e a escolha de variáveis que são melhores medidas na análise de eficiência. Alguns exemplos com distribuidoras brasileiras são apresentados para mostrar as vantagens da abordagem proposta.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: XAVIER, Sandra de Sousa. Análise de Eficiência Técnica das Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica utilizando DEA (Data Envelopment Analysis) e Redes Unificadas. 2015. 206 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/121
Data do documento: 9-Abr-2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_xavier_2015.pdf5,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.