Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1218
Tipo: Tese
Título: Influência da adição de NbC, VC e WC na reciclagem dos cavacos da liga da Série X22 por Metalurgia do Pó.
Autor(es): MATOS, Roberta Alves Gomes
Abstract: A proposta deste trabalho foi desenvolver uma rota de reciclagem dos cavacos do aço inoxidável martensítico X22CrMoV 12-1 utilizando metalurgia do pó e posterior sinterização. O material utilizado trata-se de um aço com aproximadamente 12% de cromo, utilizado principalmente em paletas de turbina a vapor. Os cavacos remanescentes de usinagem, foram moídos por 100 horas em moinho planetário em quatro diferentes condições (puro, com adição de carbeto de nióbio, de vanádio e de tungstênio) e a evolução da morfologia dos pós foi caracterizada utilizando as técnicas de microscopia eletrônica de varredura e raios X. Constatou-se que após 60 horas o diâmetro médio das partículas não diminuía significativamente, tornando a moagem acima de 60 horas desnecessária. Portanto, para obtenção dos corpos de prova, o pó foi prensado e sinterizado neste tempo. Para que as propriedades mecânicas fossem próximas ao material conforme norma, a liga obtida por metalurgia do pó passou por tratamento térmico de têmpera e revenimento, cujos melhores resultados encontrados foram para a condição sem adição de carbetos e com adição de carbeto de vanádio. Para esta última realizou-se adicionalmente o ensaio de ganho de massa por oxidação por 1000 h à temperatura de 580 oC. Os resultados com adição de carbeto de nióbio e carbeto de tungstênio não foram satistatórios, apresentando ao final da moagem, tamanho de partículas maiores quando comparados com a condição pura, além de alta taxa de porosidade devido à baixa taxa de difusão.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: MATOS, Roberta Alves Gomes. Influência da adição de NbC, VC e WC na reciclagem dos cavacos da liga da Série X22 por Metalurgia do Pó. 2018. 133 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1218
Data do documento: 26-Mar-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_matos_2018.pdf10,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.