UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/122
Tipo: Tese
Título: Inspeção Remota de Isoladores em Linhas de Transmissão a Partir de Sinais de Descargas Parciais Externas.
Autor(es): CAPELINI, Renato Massoni
Abstract: O perfeito funcionamento das cadeias de isoladores em linhas de transmissão é vital para a integridade do sistema. A ocorrência de falhas em isoladores pode ocasionar, em casos extremos, a perda da capacidade dielétrica e o colapso mecânico da cadeia, levando à interrupção do sistema de transmissão. Dessa forma, a execução de inspeções ao longo das linhas em busca de falhas ainda em estágio inicial é uma atividade frequente e essencial. No entanto, tais inspeções são realizadas de forma presencial e apresentam resultados imprecisos. Com o objetivo de melhorar a qualidade dessas inspeções, esta tese de doutorado trata do desenvolvimento de uma metodologia capaz de fornecer resultados mais precisos e possível de ser realizada de forma remota, isto é, a partir das subestações localizadas nas extremidades da linha, não havendo a necessidade de se deslocar equipes de inspeção para a linha de transmissão. Para isso, a metodologia se baseia na ocorrência de descargas parciais em isoladores com falhas. Estas descargas parciais resultam em sinais de alta frequência, que podem percorrer a linha de transmissão e serem detectados por um sistema de aquisição instalado em uma subestação. Os sinais de descargas parciais apresentam um padrão, que depende do caminho elétrico entre o local onde os sinais são gerados e o ponto onde está instalado o sistema de aquisição. Partindo deste fato, a metodologia propõe a associação entre os padrões dos sinais de descargas parciais e os respectivos locais de origem dos sinais ao longo da linha de transmissão como forma de se localizar cadeias de isoladores danificadas. Para a validação da metodologia, são realizados ensaios em uma linha de transmissão de 69 kV e 60 km de extensão, utilizando hardware e software especialmente desenvolvidos para este fim. Os resultados dos ensaios mostram que a metodologia é capaz de localizar cadeias de isoladores com falhas com alto grau de acerto, sendo possível identificar não só a estrutura que contém a cadeia, mas também o próprio isolador que apresenta falha.
Citação: CAPELINI, Renato Massoni. Inspeção Remota de Isoladores em Linhas de Transmissão a Partir de Sinais de Descargas Parciais Externas. 2015. 194 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/122
Data do documento: Ago-2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_capelini_2015.pdf6,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.