Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1228
Tipo: Dissertação
Título: A mineração da Pedra São Tomé em São Thomé das Letras – MG: Um estudo etnográfico sobre saúde coletiva e justiça ambiental.
Autor(es): MOREIRA, Bruna Marcela Bernardo
Abstract: Essa dissertação apresenta resultados de uma etnografia realizada na cidade de São Thomé das Letras, região sul do estado de Minas Gerais, Brasil, onde o objetivo foi investigar a percepção dos moradores do município em relação aos impactos da mineração nos âmbitos da saúde coletiva e da justiça ambiental, visto a grande ocorrência de silicose nos trabalhadores da atividade extrativa e a proximidade das frentes de lavra e do centro urbano da cidade. O trabalho de campo, realizado entre março e julho de 2017 seguiu a dinâmica da vida cotidiana da comunidade e incluiu a observação como meio de conhecer melhor a realidade vivida em São Thomé das Letras. Nesses meses foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e não-gravadas, tanto com pessoas que trabalham ou já trabalharam na atividade de extração como outros membros da comunidade. Para a análise dos dados foi utilizada a metodologia de análise de relatos orais, que possibilitou o tratamento das informações para satisfazer o objetivo da pesquisa. Como resultados o problema da pesquisa foi respondido e a hipótese inicial de que a mineração interfere na saúde da comunidade e na questão da justiça ambiental foi confirmada. Os objetivos da pesquisa também foram alcançados. Ao fim, são realizadas algumas considerações sobre a percepção da comunidade são-tomeense sobre a mineração.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: MOREIRA, Bruna Marcela Bernardo. A mineração da Pedra São Tomé em São Thomé das Letras – MG: Um estudo etnográfico sobre saúde coletiva e justiça ambiental. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1228
Data do documento: Mar-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_moreira1_2018.pdf5,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.