Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
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Tipo: Tese
Título: Simulação Numérica em CFD do Processo de Oxi-Combustão Aplicado ao Carvão Mineral Brasileiro para a Geração Termoelétrica.
Autor(es): NASCIMENTO, Fábio Santos
Abstract: O presente trabalho utilizou-se da ferramenta computacional ANSYS CFX para realizar a análise termoquímica do processo de oxi-combustão do carvão mineral brasileiro CE 5200, visando a sua utilização na geração termoelétrica nacional. Fez-se o estudo do carvão mineral devido que o combustível é uma fonte de energia que pode ser utilizado para a geração termoelétrica, mas o processo da combustão convencional do carvão é altamente poluente, emitindo uma grande concentração de CO₂ para a atmosfera, que é um dos responsáveis pelo efeito estufa. Uma validação dos modelos de turbulência, combustão, radiação e cinética química no processo de oxi-combustão foi realizada com os resultados do experimento do carvão mineral Rhenish, em um forno de queda livre de 100 kW. De forma que posteriormente, realizou um aporte térmico, com a utilização do modelo da validação, na introdução do carvão CE 5200 no mesmo forno de queda livre do carvão Rhenish. Os resultados foram comparados com os resultados do carvão Rhenish. O carvão CE 5200 apresenta comportamento muito próximos do carvão Rhenish, apesar de ter maior quantidade de cinzas. A temperatura produzida pelo carvão CE 5200, no interior do forno ficou abaixo da temperatura de fusão das cinzas, assim evitando paradas indesejáveis do forno. Assim o comportamento do carvão CE 5200 apresenta viabilidade térmica para sua utilização em centrais termelétricas a carvão no processo de oxi-combustão.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica
Citação: NASCIMENTO, Fábio Santos. Simulação Numérica em CFD do Processo de Oxi-Combustão Aplicado ao Carvão Mineral Brasileiro para a Geração Termoelétrica. 2018. 147 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1233
Data do documento: 2-Mar-2018
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