Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1234
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de Filtros Adaptativos em Compensadores Híbridos de Reativo.
Autor(es): FERREIRA, Sílvia Costa
Abstract: Este trabalho propõe a aplicação de Filtros Adaptativos Sintonizados como base para a estratégia de controle de um Compensador Híbrido de Potência Reativa. A topologia do Compensador Híbrido é composta por um filtro ativo associado em série com um banco de capacitores. Essa associação permite controlar continuamente o fluxo de potência reativa. Pois, a tensão imposta pelo filtro ativo pode ser modificada de maneira a atender as necessidades de compensação da carga. Esta combinação soluciona uma das principais desvantagens do uso de bancos de capacitores que é o fornecimento de potência reativa fixa. Entretanto, o controle adequado do fluxo de potência reativa implica em identificar corretamente a potência reativa requerida pelo sistema. Para isto, propõe-se o uso de Filtros Adaptativos Sintonizados como base para o cálculo desta potência em ambientes nos quais a tensão e a corrente são distorcidas. A estrutura do Filtro Adaptativo Sintonizado, por sua vez, é capaz de se adaptar as constantes mudanças no sistema elétrico, inclusive as de frequência. Apresentando maior flexibilidade e robustez se comparada as técnicas tradicionais. O objetivo principal deste trabalho é analisar as características de compensação de potência reativa pelo Compensador Híbrido baseado no uso de Filtros Adaptativos como estratégia fundamental de controle. Para tanto, são analisadas diferentes condições de operação do sistema elétrico, comprovando através de simulações e resultados práticos, a eficiência da aplicação proposta.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: FERREIRA, Sílvia Costa. Aplicação de Filtros Adaptativos em Compensadores Híbridos de Reativo. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1234
Data do documento: 16-Mar-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_ferreira1_2012.pdf7,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.