Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1242
Tipo: | Dissertação |
Título: | Métodos ativos de aprendizagem: o uso do aprendizado baseado em problemas no ensino de logística e transportes. |
Autor(es): | CARDOSO, Igor de Moraes |
Abstract: | Diversas formas de ensino têm sido avaliadas por pesquisadores preocupados em obter mais dos alunos (conhecimento, habilidades e atitudes). Uma dessas abordagens diz respeito ao uso de atividades práticas em sala de aula. Essa abordagem prática é encontrada em diversas teorias de aprendizado, associada ao uso de estudos de caso, à resolução de problemas, ao uso de jogos etc. O aprendizado baseado em problemas (ABP ou PBL – do inglês problem-based learning) é uma dessas abordagens, e que pode ser descrito como o método de ensino em que os alunos aprendem através da resolução de problemas complexos que não têm uma única resposta correta. Os alunos trabalham em grupos colaborativos para identificar o que precisam aprender a fim de resolver o problema, se envolvem na autoaprendizagem, aplicam seus conhecimentos e refletem sobre o que aprenderam. O objetivo do trabalho é analisar a efetividade do ABP no ensino de Engenharia da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), mais especificamente no curso de Logística e Transportes. A pesquisa se desenvolve através do método da pesquisa-ação, com o uso de processos qualitativos, como observações, e de processos quantitativos, com o emprego da Análise Fatorial, do Alfa de Cronbach e da Regressão Linear. Para a análise quantitativa é utilizado parte de um modelo proposto por Kanet e Barut (2003). Um primeiro ciclo foi conduzido em sala de aula na pós-graduação e as atividades foram desenvolvidas na graduação. Os resultados mostraram a efetividade do método através das observações realizadas e confirmaram a hipótese do modelo proposto, através de questionário respondido pelos alunos e da análise quantitativa destes dados. Os alunos consideraram este método mais dinâmico e motivador que aulas expositivas, que promove uma visão diferente sobre uma mesma situação, porém reconheceram que demanda mais tempo, o que entra em conflito com outras atividades curriculares e estágios. O docente considerou a aula mais dinâmica e desafiadora para todos, mas também mais imprevisível, pela possibilidade do levantamento de questões conceituais desconhecidas para o docente. O docente acredita que domínio do conteúdo e experiência em sala de aula são importantes para uma atuação bem sucedida do método. O fato de que problemas reais podem ser cativantes pode constituir uma fonte de recursos para profissionais de educação. Entretanto, problemas com objetivos educacionais e motivadores precisam ser cuidadosamente construídos para fornecer uma experiência atraente, bem como suportar o aprendizado adequado ao aluno. |
metadata.dc.publisher.department: | IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
Citação: | CARDOSO, Igor de Moraes. Métodos ativos de aprendizagem: o uso do aprendizado baseado em problemas no ensino de logística e transportes. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011. |
URI: | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1242 |
Data do documento: | 9-Dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_0038855.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.