Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1283
Tipo: Dissertação
Título: Um amplificador neural de baixo ruído e baixa potência utilizando uma Topologia Folded Cascode OTA com malha de realimentação PID e ganho ajustável para EEG SoC Arrays.
Autor(es): DUTRA, Odilon de Oliveira
Abstract: Este presente trabalho descreve uma implementação CMOS em tecnologia ON 0.5 µm de um amplificador operacional de transcondutância (OTA) Folded Cascode projetado para gerar ruído referenciado à entrada (Input Referred Noise) mínimo para aplicações em arrays de sistemas integrados em chip (SoC) destinados a medições em eletroencefalogramas. É também descrita uma rede de realimentação proporcional, integral e derivativa (PID), imple_ mentada em pequena área de Silício, utilizando-se de um pseudo-resistor pMOS de alta resistência e pequenas capacitâncias de integração para controle de ganho em malha fechada através de chaves nMOS insensíveis a parasitas. Resultados de simulações pos layout mostram que o amplificador neural desenvolvido atinge em torno de 2.2 µVrms de ruído referenciado à entrada para 6 µA de corrente drenada total para uma tensão de alimentação de ± 1.8 V, obtendo assim um fator de eficiência à ruído (NEF) de 4.55 para uma largura de banda de 1.96 kHz e ganho central de 40.22 dB.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: DUTRA, Odilon de Oliveira. Um amplificador neural de baixo ruído e baixa potência utilizando uma Topologia Folded Cascode OTA com malha de realimentação PID e ganho ajustável para EEG SoC Arrays. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1283
Data do documento: 5-Mar-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0039010.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.