Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1286
Tipo: Dissertação
Título: Uma arquitetura de conversão A/D baseada na aproximação sucessiva de sinais PWM em tecnologia CMOS.
Autor(es): COLLETTA, Gustavo Della
Abstract: Esse trabalho propõe uma nova arquitetura para o estágio de conversão D/A presente em um conversor A/D por aproximação sucessiva. Uma das desvantagens desse tipo de conversor A/D é sua não linearidade, que degrada seus parâmetros de DNL e INL. Esses erros de linearidade são causados por descasamentos durante o processo de fabricação. Os conversores SAR convencionais utilizam redes resistivas ou capacitivas em seu estágio D/A, o que os torna bastante suscetíveis a tais descasamentos. A arquitetura proposta almeja eliminar esses descasamentos, minimizando assim os erros de não linearidade através da utilização da técnica PWM em seu estágio de conversão D/A. Também é utilizado um circuito comparador inversor síncrono com o intuito de simplificar o circuito e diminuir seu consumo de potência. Para validar a arquitetura, foi simulado um conversor de 4bits utilizando a ferramenta Spectre e modelos BSIM3v3 para um processo CMOS padrão de 0, 5 µm. Alimentado com 2, 5V, o consumo de potência verificado foi de 16 µW. A taxa de conversão ficou limitada em 200 Hz devido ao projeto do circuito e à máxima frequência disponibilizada pelo processo de fabricação. Os resultados das simulações comprovam a precisão alcançada pela arquitetura proposta, uma vez que os erros de DNL e INL são inferiores a 0,1LSB. A relação sinal-ruído obtida é de 24,36dB e representa 3,75 bits efetivos de resolução.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica
Citação: COLLETTA, Gustavo Della. Uma arquitetura de conversão A/D baseada na aproximação sucessiva de sinais PWM em tecnologia CMOS. 2012. 71 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1286
Data do documento: 5-Mar-2012
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0039006.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.