UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/130
Tipo: Tese
Título: Um Modelo Unificado para Análise de Geração Distribuída em Sistemas de Transmissão e Distribuição.
Autor(es): ALMEIDA, Adriano Batista de
Abstract: Tendo em vista o crescente aumento da conexão de pequenas fontes de geração distribuída no sistema, esta tese apresenta uma abordagem simples e robusta para unificar a solução trifásica do fluxo de potência dos sistemas de distribuição com a solução monofásica do fluxo de potência do sistema de transmissão (Fluxo Unificado). Assim, permitindo a investigação do impacto da alta penetração de geração distribuída nos sistema de distribuição e também no sistema de transmissão. Este Fluxo Unificado permite que ambos os sistemas sejam resolvidos simultaneamente, preservando a característica balanceada do sistema de transmissão e a desbalanceada do sistema de distribuição. Para obter a solução, os sistemas são decompostos em dois subconjuntos de equações, onde cada subconjunto de equações é resolvido separadamente, assim como na formulação do método desacoplado de fluxo de potência. O Fluxo Unificado apresenta boas características de convergência, com a vantagem de precisar fatorar matrizes Jacobianas de pequena dimensão ao invés de uma matriz de grande dimensão, o que pode reduzir muito o esforço computacional. Além disso, o método permite o emprego de processamento paralelo, possibilitando reduzir ainda mais o tempo computacional. Uma plataforma computacional foi desenvolvida em MATLAB ® incorporando o Fluxo Unificado e os modelos de regime permanente de energia eólica e sistemas fotovoltaicos. Desta forma, possibilitando a avaliação da influência dessas fontes de geração no sistema devido à variação das condições meteorológicas. Algumas simulações são realizadas para validar a metodologia e também é apresentada, sob o ponto de vista de estabilidade tensão, uma análise das barras críticas e da margem de carga do sistema de transmissão, considerando alta penetração de geração distribuída.
Citação: ALMEIDA, Adriano Batista de. Um Modelo Unificado para Análise de Geração Distribuída em Sistemas de Transmissão e Distribuição. 2015. 113 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/130
Data do documento: Abr-2015
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_almeida_2015.pdf3,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.