Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1307
Tipo: Dissertação
Título: Gestão integrada de energia: estudo de caso nas bancadas do Excen e aplicação na indústria e sociedade.
Autor(es): LOPES, Alexandre de Oliveira
Abstract: A proposta do trabalho e propor um modelo de gestão integrada de energia, envolvendo neste contexto o estudo nas bancadas de eficiência energética desenvolvido no Centro de Excelência em Eficiência Energética – EXCEN, Itajubá. O novo modelo de gestão de energia prevê a inclusão do indicador de consumo de energia elétrica no programa de gestão ambiental e a implantacao futura de um novo indicador de consumo gás. Desta forma, neste trabalho são apresentadas, respectivamente, as pesquisas realizadas em cada bancada, sendo elas: de bombeamento, sistemas motrizes, sistemas de ar comprimido e sistemas de ventilação e também uma breve descrição das bancadas, a sua composição física, o objetivo do estudo, desenvolvimento e conclusão. São abordados os temas de automação, aquisição de dados, sistema de supervisão e instrumentação. Encontram-se ainda a aplicação na indústria onde evidenciou em primeira instancia a auditoria energética, com foco em energia elétrica, onde foram coletados dados sobre equipamentos, consumo e demanda dos setores que compunham a empresa. Com base nestes dados foram apresentadas 13 medidas de otimização envolvendo consumo e demanda de energia e sempre com analise de viabilidade financeira. Foi descrita ainda a modalidade de Educação a Distância e os avanços acerca deste novo ambiente de aprendizagem sendo descrito as técnicas utilizadas na construção dos relatórios, tendo como objetivo a construção do conhecimento através da experimentação. Como ferramenta inovadora na modalidade EaD, desenvolveu-se a simulacao real em ambiente virtual com técnicas atuais de educação e pedagogia para o aprendizado em ambientes virtuais, garantido assim um novo marco e também novos precedentes para o caráter integrador da educação a distância.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: LOPES, Alexandre de Oliveira. Gestão integrada de energia: estudo de caso nas bancadas do Excen e aplicação na indústria e sociedade. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1307
Data do documento: 1-Ago-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038639.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.