Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1309
Tipo: Dissertação
Título: A aplicação dos mecanismos de desenvolvimento limpo – MDL em projetos de implantação de pequenas centrais hidrelétricas – PCHs em sistemas isolados no Brasil.Estudo de caso: PCH CAFESOCA, AP.
Autor(es): NUNES, Camila Fernandes
Abstract: O presente trabalho se propôs a analisar o potencial de aplicação do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL a projetos de PCHs operando em sistemas isolados tomando como estudo de caso o projeto da PCH Cafesoca no Amapá. Para tanto, foram analisadas as emissões de CO₂ que serem evitadas com a entrada da PCH Cafesoca em operação a partir de 2011. Contabilizaram-se as emissões de gases de efeito estufa – GEEs provenientes da rede de eletricidade do Amapá que conta com 4 centrais termelétricas. A receita gerada a partir da quantidade de emissões de CO₂ evitada pela PCH Cafesoca ao entrar em operação e o benefício da Conta-Consumo-Combustível – CCC foram utilizadas para compor a Taxa Interna de Retorno - TIR do empreendimento. Os resultados mostraram que a TIR se elevou de 9,52% para 16,14% (com a menor tarifa simulada) e de 19,24% para 22,08% (com a maior tarifa simulada) com a venda dos créditos de carbono gerados e com o benefício da CCC, demonstrando que é viável adotar as PCH´s, com pequenos reservatórios, como fontes renováveis de energia operando em sistemas isolados, sem emissão de gases de efeito estufa, uma vez que a emissão de CO₂ dos reservatórios é reduzida.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: NUNES, Camila Fernandes. A aplicação dos mecanismos de desenvolvimento limpo – MDL em projetos de implantação de pequenas centrais hidrelétricas – PCHs em sistemas isolados no Brasil.Estudo de caso: PCH CAFESOCA, AP. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1309
Data do documento: 19-Ago-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038633.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.