Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1324
Tipo: Dissertação
Título: Processo de Constituição da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: A influência dos Atores Sociais.
Autor(es): STÜPP, Pamela Couto Rosa
Abstract: Essa pesquisa tem como tema a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) - Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 - com enfoque na influência dos atores sociais, nos distintos processos de pressão e nas relações de força de poder, para a constituição da lei. A deficiência e a história das pessoas com deficiência são temas complexos e controversos. Estudos descritos nessa pesquisa mostram que a deficiência faz parte da sociedade desde que a humanidade existe, entretanto, com significados muito distintos ao longo dos anos, mas sempre com um viés muito semelhante: a exclusão e a segregação. Desse modo, a pesquisa tem como pergunta norteadora: Quais foram os processos que constituíram a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência? Seu objetivo é identificar e analisar o processo de constituição e aprovação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, assim como as influências dos atores sociais envolvidos, os embates, as controvérsias e aspectos nodais associados a esse processo. Para que fosse possível entender esses processos, elaborou-se uma estrutura teórica com base no tema da deficiência. Foram discutidas questões acerca da história, dos conceitos, das classificações e modelos sobre a deficiência. Além disso, buscou-se em reflexões teóricas existentes evidenciar como ocorrem a inclusão e a exclusão no modelo de sociedade atual. Com a finalidade de responder ao problema de pesquisa, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa. As técnicas para a coleta dos dados foram: a pesquisa documental e a pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram gravadas e transcritas para que junto da pesquisa documental fossem analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Resultados mostram a dificuldade imposta, principalmente pelo modelo capitalista, que visa a obtenção desmedida de lucro, para a implantação de uma sociedade inclusiva. É evidenciada uma parcela da sociedade que foi esquecida durante muitos anos e que, hoje, se encontra amparada por uma lei que, apesar de recente, e tendo passado por um processo de construção muito extenso, foi capaz de provocar grandes transformações. A dificuldade evidenciada é de fazer com que a sociedade se aproprie dos novos conceitos para que de fato haja uma efetivação dos direitos conquistados.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade
Citação: STÜPP, Pamela Couto Rosa. Processo de Constituição da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: A influência dos Atores Sociais. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1324
Data do documento: 26-Abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018073.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.