Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1332
Tipo: Dissertação
Título: Medição da qualidade da comunicação interpessoal em sistemas produtivos.
Autor(es): OSHIRO, Igor Souza Nogueira
Abstract: Erros de comunicação entre funcionários de uma organização usualmente causam falhas nos processos, deixando de atender as necessidades dos processos e dos clientes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo medir a qualidade da comunicação interpessoal ao longo de processos produtivos. Estas medições foram realizadas utilizando o Modelo de Medição da Comunicação que analisa as discrepâncias entre o requisito do cliente e o que foi enviado pelo fornecedor, através de um indicador semântico. A pesquisa foi conduzida utilizando a Soft Systems Methodology e o modelo foi aplicado em dois objetos de estudo: em um processo de fabricação de autopeças e; em um processo de fabricação de equipamentos elétricos, ambas localizadas no sul do estado de Minas Gerais. Como resultado, pode-se visualizar as oportunidades de melhoria no processo.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: OSHIRO, Igor Souza Nogueira. Medição da qualidade da comunicação interpessoal em sistemas produtivos. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1332
Data do documento: 26-Ago-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038607.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.