Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1336
Tipo: Dissertação
Título: Influência das tensões do vento na variação do nível médio do mar na região costeira de Cananéia (SP): Filtragem numérica e análise espectral.
Autor(es): COSTA, Mabel Calim
Abstract: O presente estudo tem por objetivo avaliar a influência relativa da tensão do vento remoto na variação de longo termo (anuais e interanuais) do nível médio do mar (NMM) para a região costeira de Cananéia (SP). Para isso, foi realizada uma avaliação do conteúdo energético das oscilações de baixa frequência, ou seja, com períodos superiores a 3 dias (ou 0,3 ciclos por dia - cpd). As análises de NMM foram realizadas para o período de 1/1/1955 a 31/12/1993, o qual compreende o período de registro dos dados maregráficos da região estudada. Para os dados de tensão de vento foram considerados quatro pontos de grade do modelo global NCEP/NCAR, localizados na região marinha adjacente à área de estudo. Através do uso do filtro de passa-baixa de Thompson (otimizado para a região de Cananéia) e da análise espectral (espectro cruzado, coerência e defasagem) das componentes zonal (Tx) e meridional (Ty) da tensão do vento e NMM, observou-se a predominância das oscilações anuais como aquelas de maior coerência e energia, sendo elas: 0,00293 cpd e 0,00244 cpd, respectivamente. Ao longo do período analisado, os picos de energia ajustados ao cálculo de tendência linear demonstram que a oscilação de 0,00244 cpd tem sua contribuição à variação do NMM amplificada, e o contrário ocorre sobre a influência da oscilação de 0,00293 cpd. Os pontos de grade amostrados do NCEP/NCAR que apresentaram maior número de frequências de alta coerência e energia em todo o estudo foram o 2 e o 4, sendo esses os pontos mais remotos em relação à costa, o que ser explicado pela interferência causada pela proximidade das condições de contorno representadas pelo continente nesse modelo global. Conclui-se que as componentes de tensão de vento podem não só afetar a variação do NMM através oscilações com períodos na ordem de dias (associadas à passagem de frentes frias, e a maré meteorológica) mas também através de oscilações anuais (na ordem de muitos meses a ano).
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: COSTA, Mabel Calim. Influência das tensões do vento na variação do nível médio do mar na região costeira de Cananéia (SP): Filtragem numérica e análise espectral. 2010. 179 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1336
Data do documento: 29-Nov-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038251.pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.