Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1363
Tipo: Dissertação
Título: Reologia de pasta de cimento com aditivos superplastificante e modificador de viscosidade.
Autor(es): MARTINS, Roberta Moraes
Abstract: Treze pastas de cimento, mantendo uma relação constante de água para cimento, a/c=0,30, com diferentes dosagens de 2 aditivos foram preparadas. Um dos aditivos é do tipo superplastificante (um polímero de éter policarboxilico modificado), e foi estudado na faixa de 0,14% a 1% p/p (sobre o peso de cimento). O segundo aditivo é um modificador de viscosidade (uma dispersão aquosa de nanossílica), e foi testada na faixa de 0,5% a 3% p/p (sobre o peso do cimento). Os resultados de reometria oscilatória e rotacional, bem como resultados de teste de abatimento modificado e tempo de escoamento no funil de Marsh, das treze formulações, foram avaliadas por metodologia de superfície de resposta, procurando uma dosagem ótima, com redução da viscosidade, sem perda da trabalhabilidade da pasta. Encontrou-se uma dosagem ótima com 0,4% p/p de superplastificante (aditivo1) e 2,8% p/p do aditivo modificador de viscosidade que proporciona uma pasta com um quinto da viscosidade da amostra controle (pasta de cimento sem qualquer aditivo), mas com um abatimento aceitável. Os aditivos não afetaram a resistência à compressão dos corpos de prova das trezes pastas (média de 48 MPa, após 28 dias de cura), em comparação ao controle.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Materiais para Engenharia
Citação: MATINS, Roberta Moraes. Reologia de pasta de cimento com aditivos superplastificante e modificador de viscosidade. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Materiais para Engenharia) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2011.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1363
Data do documento: 17-Mai-2011
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038286.pdf5,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.