Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1399
Tipo: Tese
Título: Desenvolvimento de modelos matemáticos representativos do comportamento dinâmico de micro-turbinas para a conexão na rede elétrica.
Autor(es): MALDONADO, Manuel Arturo Rendón
Abstract: O crescente avanço no consumo de energia elétrica tem produzido no meio acadêmico e industrial uma preocupação por incrementar e otimizar os sistemas de geração, transmissão e distribuição. Sistemas de geração distribuída permitem flexibilizar o acesso à energia elétrica em pontos remotos, usinas agro-industriais, plataformas de gás natural e gasodutos, e em sistemas de co-geração de calor/frio e eletricidade. Dentro deste contexto, a micro-turbina a gás e um dos tipos de geração distribuída que mais vantagens tem apresentado. O estudo de turbinas a gás tem se focado principalmente no sistema térmico e mecânico, e pouca informação útil para pesquisa existe na literatura com relação ao sistema elétrico e de controle. A presença de micro-turbinas a gás no mercado brasileiro, especialmente em usinas de gás natural, faz com que sejam necessários estudos do impacto deste tipo de geração no sistema elétrico, e da forma como o controle destas unidades administra a qualidade da energia gerada. Existem atualmente esforços importantes para desenvolver turbinas a gás no Brasil, o que é um desafio e uma motivação adicional. O presente trabalho oferece uma metodologia para gerar modelos matemáticos representativos do comportamento dinâmico de micro-turbinas a gás de forma rápida e simples, modelos que podem ser utilizados para estudar o impacto deste tipo de geração na rede elétrica de potência. Futuros desenvolvimentos podem adaptar a metodologia para outros tipos de unidades geradoras. O trabalho aborda inicialmente um estudo teórico do sistema da micro-turbina, tanto na parte térmica como elétrica e de controle. São identificadas as variáveis que regem a dinâmica a ser estudada e modelada, e são definidos os instrumentos e o sistema de aquisição de dados para medir tais variáveis. São determinadas as características dos ensaios a serem executados: sinal de excitação, tempo dos ensaios, necessidade de atingir o regime permanente, tempo de amostragem, tipo de combustível, etc. Devido a característica não linear do sistema estudado, são desenvolvidas rotinas em MatLab para processar a informação colhida durante os ensaios. E implementado um pré-processamento dos dados para ajusta-los a condições padrão (ISO, 1975), procurando generalizar a aplicabilidade dos resultados. As rotinas geram com facilidade modelos lineares e não lineares dos subsistemas da micro-turbina. E implementada uma escolha do grau de complexidade dos modelos de acordo a análise dos dados. No final são apresentados resultados dos modelos gerados, e avaliação dos métodos matemáticos utilizados. E recomendado continuar o estudo com a implementação de outros métodos para geração de modelos não lineares.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: MALDONADO, Manuel Arturo Rendón. Desenvolvimento de modelos matemáticos representativos do comportamento dinâmico de micro-turbinas para a conexão na rede elétrica. 2010. 203 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1399
Data do documento: 1-Jul-2010
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0036500.pdf8,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.