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https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/140
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | GUARACY, Fernando Henrique Duarte | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | GUARACY, Fernando Henrique Duarte. Princípio de Recuperação da Malha Objetivo aplicado ao Controle H∞ em Tempo Discreto. 2015. 99 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/140 | - |
dc.description.abstract | Nesta tese de doutorado, apresenta-se um controlador em tempo discreto que possui características de sensibilidade mista análogas à solução H∞/LTR, proposta originalmente em tempo contínuo. O princípio de recuperação da malha objetivo, ou LTR (Loop Transfer Recovery), foi desenvolvido como uma ferramenta para a introdução de robustez no âmbito do controle LQG e se mantém relevante como metodologia por possibilitar, na etapa de projeto, o completo desacoplamento entre a definição de um formato desejável para a malha e a obtenção de um controlador implementável com especificações de desempenho e propriedades de robustez bem definidas. O controle H∞/LTR, proposto como extensão da metodologia LQG/LTR com base nas relações entre os controle H₂ e H∞, resultou em uma nova ferramenta de sintonia com propriedades de sensibilidade mista. Em aplicações práticas, um computador digital é usualmente utilizado na implementação dos controladores projetados. Projetando-se o controlador usando técnicas específicas para o tempo discreto, tal como a desenvolvida nessa tese, tem-se maior conhecimento acerca das limitações e das propriedades dos sistemas de controle resultantes, de modo que estes possam atuar conforme originalmente pretendido. Para verificar a aplicabilidade da tese proposta e a eficácia do controlador em tempo discreto desenvolvido, foram realizadas simulações das malhas de controle do ângulo de arfagem e do ângulo da trajetória de voo em um modelo linearizado da aeronave F-8, além de experimentos práticos referentes ao controle do ângulo de arfagem e guinada de um modelo didático de helicóptero com dois graus de liberdade fabricado pela empresa QUANSER. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Princípio de Recuperação da Malha Objetivo aplicado ao Controle H∞ em Tempo Discreto. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.place | Itajubá | pt_BR |
dc.pages | 99 p. | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Princípio de recuperação da malha objetivo | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Controle H∞ | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Controle LQG/LTR | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Sistemas de tempo discreto | pt_BR |
dc.keywords.portuguese | Controle robusto | pt_BR |
dc.keywords.english | Loop transfer recovery | pt_BR |
dc.keywords.english | H∞ control | pt_BR |
dc.keywords.english | LQG/LTR control | pt_BR |
dc.keywords.english | Discrete-time systems | pt_BR |
dc.keywords.english | Robust control | pt_BR |
dc.orientador.principal | PINHEIRO, Carlos Alberto Murari | - |
dc.orientador.coorientador | FERREIRA, Luís Henrique de Carvalho | - |
dc.place.presentation | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
dc.pg.programa | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.pg.area | Microeletrônica | pt_BR |
dc.date.available | 2015-10-29T13:51:26Z | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-29T13:51:26Z | - |
dc.publisher.department | IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica | - |
Aparece nas coleções: | Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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tese_guaracy_2015.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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