Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1417
Tipo: Dissertação
Título: Discretização de atributos contínuos em sistemas de informação utilizando algoritmos genéticos para a aplicação da Teoria de Conjuntos Aproximados.
Autor(es): CARVALHO, Marcos Alberto de
Abstract: A Teoria dos Conjuntos Aproximados (TCA) trata, basicamente, da extração de conhecimento em bases de dados e torna possível a elaboração de modelos que auxiliem na tomada de decisões. O problema é que essas bases de dados muitas vezes possuem atributos contínuos sendo necessária a discretização desses antes da aplicação das técnicas da TCA. Os métodos clássicos realizam discretizações sem considerar a relação entre os atributos. Isso pode impedir a discretização consistente dificultando a identificação de informações supérfluas e impossibilitando a redução do volume de informações, como também pode inibir a obtenção de regras. Este trabalho apresenta um método de discretização de atributos contínuos utilizando Algoritmos Genéticos (AG). Os AG´s são utilizados para determinar os pontos de corte de cada atributo e obter uma discretização consistente. Nenhum método determinístico é utilizado para gerar pontos de corte para a população inicial, bem como qualquer outro tipo de préprocessamento do Sistema de Informação não discretizado. A população inicial é gerada aleatoriamente e, após gerações, evolui para soluções válidas. Os resultados obtidos mostram a efetividade do método de discretização proposto na aplicação das técnicas da TCA quando comparados com outros métodos de discretização.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação
Citação: CARVALHO, Marcos Alberto de. Discretização de atributos contínuos em sistemas de informação utilizando algoritmos genéticos para a aplicação da Teoria de Conjuntos Aproximados. 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1417
Data do documento: 17-Set-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037080.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.