Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1453
Tipo: Tese
Título: Um guia de gestão de riscos para métodos ágeis de desenvolvimento de software.
Autor(es): TAVARES, Breno Gontijo
Abstract: A falta de gestão de riscos ou a sua aplicação inadequada é um dos motivos de fracasso dos projetos de desenvolvimento de software. Os métodos ágeis, que estão em crescente adoção, não oferecem atividades específicas para gerenciar os riscos. Estudos recomendam a integração de métodos tradicionais de gestão de riscos aos métodos ágeis, mas esta ação pode causar prejuízos ao princípio da agilidade. Portanto, este estudo objetiva propor e avaliar um guia para gerenciar riscos em projetos de desenvolvimento de software que utilizam métodos ágeis, visando aumentar as chances de sucesso destes projetos. O guia proposto foi desenvolvido a partir de práticas de gestão de riscos identificadas em trabalhos sobre métodos ágeis. A priorização destas práticas foi realizada por meio da aplicação do método multicritério AHP e contou com a participação de especialistas no assunto. A eficácia do guia proposto foi analisada por meio da realização de uma pesquisa experimental com a participação de profissionais que atuam em projetos ágeis. Os resultados indicam que o guia proposto aumentou a eficácia do plano de resposta aos riscos, sem aumentar o tempo investido neste processo. Observou-se que os participantes avessos ao risco foram mais eficazes no planejamento de respostas aos riscos do que os participantes de perfil neutro e propenso, independentemente da sua experiência em métodos ágeis e gestão de riscos. Esta tese contribui com os praticantes de métodos ágeis, pois disponibiliza uma ferramenta que pode aumentar as taxas de sucesso dos projetos ágeis por meio do aperfeiçoamento da gestão de riscos. A comunidade científica também é beneficiada em virtude da escassez de pesquisas sobre o tema que analisam a eficácia das suas propostas.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: TAVARES, Breno Gontijo. Um guia de gestão de riscos para métodos ágeis de desenvolvimento de software. 2018. 203 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1453
Data do documento: Abr-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2018017.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.