UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1458
Tipo: Tese
Título: Proposta para dimensionamento ótimo de miniusinas fotovoltaicas no contexto da geração distribuída.
Autor(es): VALERIO, Victor Eduardo de Mello
Abstract: A dependência humana por energia elétrica vem crescendo ao longo do tempo em todo o mundo e, como as fontes tradicionais de energia, tais como as fontes termelétricas a carvão mineral e petróleo e nucleares, estão se esgotando e/ou possuem grandes impactos sociais e ambientais, é observado um esforço mundial para aumentar a produção de energia a partir da utilização de fontes de energia renovável. Dentre os diversos tipos de fontes renováveis existentes, a energia solar fotovoltaica é considerada uma das mais promissoras pois, além da sua utilização estar associada a uma série de benefícios técnicos, sociais e ambientais, ela possui o maior potencial de geração de energia podendo, por exemplo, atender todo o consumo mundial de energia elétrica. Não obstante, o potencial de geração da energia solar fotovoltaica é subutilizado atualmente devido, principalmente, aos elevados custos de investimentos necessários à sua instalação. Devido a este fato, pesquisas pautadas em propiciar viabilidade financeira para esta tecnologia tornam-se extremamente relevantes e, neste sentido, a presente pesquisa tem por objetivo geral propor um método de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede que maximize, simultaneamente, a densidade de energia elétrica produzida e o valor presente líquido. Para tanto, a técnica de modelagem estatística superfície de resposta, a técnica de engenharia econômica fluxo de caixa descontado e a técnica de otimização multiobjetivo interseção normal à fronteira são integradas a modelos de simulação constituindo, desta forma, um método de dimensionamento de sistemas fotovoltaicos conectados à rede composto por três fases, Planejamento e Procedimento Experimental, Meta-Modelagem e Análise, Otimização Multiobjetivo. O método proposto é aplicado à miniusinas de 1 MW de potência nominal em algumas capitais do Brasil demonstrando significativas melhorias técnica-financeiras, com aumentos médios de 7,64% e 38,09% na densidade de energia e valor presente líquido médios, respectivamente.
Citação: VALERIO, Victor Eduardo de Mello. Proposta para dimensionamento ótimo de miniusinas fotovoltaicas no contexto da geração distribuída. 2018. 137 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1458
Data do documento: Jul-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2018018.pdf2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.