Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1468
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação das opções tecnológicas para geração de energia a partir dos resíduos sólidos urbanos: estudo de caso.
Autor(es): LEME, Marcio Montagnana Vicente
Abstract: O objetivo deste estudo é comparar, do ponto de vista técnico e ambiental, diferentes alternativas de disposição e tratamento do lixo municipal com e sem a recuperação de energia. O estudo foi conduzido no aterro municipal de Betim (Minas Gerais), situado na região sudeste do país. A cidade possui 441.748 habitantes e produz cerca de 200 toneladas diárias de resíduos urbanos. São propostos quatro cenários distintos. São eles: o aterro sanitário sem a utilização do biogás (Cenário base); o uso do biogás gerado pelo aterro em MCI para geração de eletricidade; o uso do biogás em turbinas a gás para geração de eletricidade; e um sistema de incineração de queima em massa também com geração de eletricidade. O comportamento ambiental destes cenários foi comparado com o uso da ferramenta de Análise do Ciclo de Vida, com base na série de normas ISO 14040, prevista como um dos instrumentos de gestão no projeto de lei que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, recentemente sancionada pelo presidente da república. As informações para composição do Inventário do Ciclo de Vida foram retiradas do estudo de caso, da biblioteca interna do Simapro 7.1.8 e de outras publicações nacionais e internacionais. Uma tonelada de lixo municipal foi escolhida como a unidade funcional do estudo. Os indicadores ambientais são aplicados para diferentes categorias de impacto ambiental (depleção abiótica, aquecimento global, toxicidade humana, acidificação, eutrofização e depleção da camada de ozônio). O que tornou possível a identificação de fatores chave envolvidos nos sistemas considerados e indicar aquele que oferece o melhor desempenho ambiental. Os resultados mostram que os aterros sanitários são a pior opção para o gerenciamento do lixo urbano e ganhos ambientais significativos podem ser obtidos com a recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos. Apesar das duras críticas contra seu emprego, a incineração mostrou-se a melhor opção entre as estudadas, porém, é dependente de um moderno sistema de controle de efluentes atmosféricos capaz de cumprir com os padrões de emissão estabelecidos pela legislação. O uso do gás de aterro para geração de eletricidade diminuiu significantemente os impactos ambientais em relação ao Cenário base. Não houve diferenças significativas entre os motores de combustão interna e as de turbinas a gás.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia
Citação: LEME, Marcio Montagnana Vicente. Avaliação das opções tecnológicas para geração de energia a partir dos resíduos sólidos urbanos: estudo de caso. 2010. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1468
Data do documento: 13-Set-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0037110.pdf3,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.