Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1469
Tipo: Dissertação
Título: Metodologias ativas e ensino de ciências na educação superior: um estudo a partir da percepção do aluno.
Autor(es): DUARTE, Verônica Gonçalves
Abstract: Na busca de se repensar o papel do ensino-aprendizagem na educação superior e de se compreender o processo de construção do conhecimento dos alunos, surgem implementações de novos modelos de ensino no âmbito da educação. Diversas instituições têm buscado novos meios que superem o ensino tradicional e que possam promover inovações didáticas que tornem a aprendizagem mais significativa, que impliquem em um movimento constante do “aprender a aprender”. Esta pesquisa aborda o uso de metodologias ativas na educação superior, método que tem como finalidade mobilizar os alunos durante as aulas por meio de atividades que exigem aplicação de conceitos, a argumentação e a explicação desses conceitos de forma colaborativa. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção dos alunos acerca do uso de metodologias ativas aplicadas em disciplinas de ciências exatas da UNIFEI. Os dados foram analisados por meio da abordagem qualitativa; a produção dos dados foi desenvolvida por meio de observação e análise de 99 questionários respondidos por estudantes das disciplinas de Prática de Ensino I e Física Geral I, na quais foi utilizada a metodologia Peer Instruction. Para direcionar a análise dos dados, foram usados conceitos da Análise de Conteúdo. As percepções extraídas das falas dos alunos indicam que as metodologias ativas proporcionam maior interação entre os envolvidos no processo educativo, preparando para o trabalho em equipe e aproximando alunos e professor, estabelecem relação entre o conteúdo aprendido com a realidade vivida pelos alunos, colaboram com uma aprendizagem mais significativa, oportunizam uma participação mais ativa na construção do conhecimento, promovem o desejo dos alunos em permanecer nas aulas, geram autonomia e facilitam a compreensão de conceitos. No entanto, nem todos os envolvidos nesse processo estão preparados; o professor precisa estar atento às novas tecnologias e anseios dos alunos. E estes, algumas vezes, sentem dificuldade em manter a atenção nas aulas e gerenciar o tempo para realizar as atividades on-line.
metadata.dc.publisher.department: IFQ - Instituto de Física e Química
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
Citação: DUARTE, Verônica Gonçalves. Metodologias ativas e ensino de ciências na educação superior: um estudo a partir da percepção do aluno. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1469
Data do documento: 25-Mai-2018
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_2018085.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.