Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/148
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da qualidade do solo por meio de indicadores visuais em ambientes da sub-bacia do Ribeirão José Pereira, Itajubá (MG).
Autor(es): SOUZA, Kelly Rejane de
Abstract: O monitoramento da qualidade do solo por meio de indicadores visuais é Recomendado por diversos autores e pode ser utilizado em estudos relacionados à sustentabilidade do ambiente. O objetivo desse trabalho foi avaliar visualmente ambientes sob diferentes usos e coberturas da sub-bacia do Ribeirão José Pereira, no município de Itajubá, sul de Minas Gerais, por diferentes metodologias e propor uma nova metodologia de avaliação visual da qualidade do solo. Dessa forma, foram aplicadas, neste estudo, metodologias de avaliação visual propostas por Melloni, Casalinho, Nicholls e outros autores, Manual Visual Soil Assessment e Carlesi, as quais contribuíram para a elaboração e aplicação da nova metodologia denominada RAQS - Referência para Avaliação da Qualidade do Solo. Todas as metodologias permitiram a avaliação da qualidade do solo de forma fácil, rápida e sem custos. Apesar da similaridade entre os ambientes avaliados, com grande domínio de pasto em diferentes condições de manejo, as metodologias mostraram graus diferentes de sensibilidade na distinção desses ambientes. A nova metodologia RAQS engloba um maior número de indicadores, tornando-a mais sensível às alterações provocadas pelos diferentes manejos do solo.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: SOUZA, Kelly Rejane de. Avaliação da qualidade do solo por meio de indicadores visuais em ambientes da sub-bacia do Ribeirão José Pereira, Itajubá (MG). 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/148
Data do documento: 10-Jul-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_souza_2015.pdf3,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.