UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1482
Tipo: Tese
Título: Um controle secundário de tensão em sistemas de transmissão com presença de fontes intermitentes de energia em larga escala.
Autor(es): SANTOS, Marcos Vinícius
Abstract: Diante do atual cenário de preocupação quanto às consequências ambientais severas da exploração desenfreada de energia proveniente de fontes de origem fóssil e, também, do eventual esgotamento das reservas conhecidas, a busca pela utilização de fontes de energia renovável tem ganhado grande atenção em âmbito global. A integração cada vez maior de fontes de energia renovável, em particular as com característica intermitente, sinalizam para uma eventual mudança de paradigma na operação do sistema elétrico de potência. Sob o aspecto do controle de tensão, a presença destas fontes insere uma maior capacidade de suporte de potência reativa ao sistema, porém eleva a diversidade e complexidade dos cenários operativos ao qual o sistema pode se submeter. No que diz respeito ao problema de controle de tensão e potência reativa, os sistemas elétricos de potência são dotados de níveis hierárquicos de controle. Destes níveis, o Controle Secundário de Tensão é responsável pelo gerenciamento das reservas de potência reativa do sistema elétrico. Este controle é comumente realizado através de ações manuais realizadas por um operador do sistema baseado em normas e manuais de operação e, também, na própria experiência do operador. Neste contexto, o presente trabalho busca avaliar a aplicação de um Controle Secundário de Tensão em sistemas elétricos com alta penetração de Geração Eólica em nível de transmissão. Em um primeiro momento discute-se o efeito sistêmico da inserção de fonte eólica na rede elétrica, no controle secundário de tensão e na identificação de áreas e subáreas de controle de tensão. Na sequência, avaliar-se-á a possibilidade de integração desta fonte na malha do Controle Coordenado de Tensão. Para tanto, uma plataforma de simulação dinâmica e análise estática de sistemas elétricos foi desenvolvida em MATLAB®, permitindo avaliar o comportamento do sistema diante do cenário discutido.
Citação: SANTOS, Marcos Vinícius. Um controle secundário de tensão em sistemas de transmissão com presença de fontes intermitentes de energia em larga escala. 2018. 162 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1482
Data do documento: Mai-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2018022.pdf3.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.