Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
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Tipo: Dissertação
Título: Análise dinâmica intervalar de estruturas utilizando o método dos elementos finitos.
Autor(es): OLIVEIRA, Fabiano Sangi de
Abstract: No presente trabalho, o objetivo é estudar e quantificar incertezas paramétricas em sistemas estruturais sujeitos às vibrações mecânicas, utilizando a Análise Intervalar e o Método dos Elementos Finitos (MEF). Para isso, apresenta-se uma metodologia, juntamente com a proposição de um novo método para solucionar o Problema do Autovalor Intervalar Generalizado. Desenvolveu-se quatro programas, além de um toolbox com diversas funções, para obter os autovalores, as frequências naturais e os modos de vibração incertos, que são utilizados para solucionar os exemplos numéricos apresentados. Assim, é possível verificar a viabilidade da utilização da análise intervalar e do MEF para a quantificação de incertezas paramétricas em tais sistemas. Quatro métodos de solução são utilizados para validar o método proposto, o Deif’s Solution Theorem (DST), o Eigenvalue Inclusion Principle (EIP), o Parameter Vertex Solution Theorem (PVST) e o método de Monte Carlo, que é amplamente utilizado para validação de novos métodos. Em ordem decrescente, mostra-se que no DST, EIP e PVST os intervalos são superestimados, em comparação com o método de Monte Carlo. Através dos resultados numéricos, fica evidenciado que o método proposto retorna os resultados intervalares com excelente precisão para os problemas, em comparação com Monte Carlo. Sendo assim, demonstra-se, que a forma mais indicada para resolver o problema do autovalor intervalar generalizado, é utilizando o método proposto.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: OLIVEIRA, Fabiano Sangi de. Análise dinâmica intervalar de estruturas utilizando o método dos elementos finitos. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1507
Data do documento: Jul-2018
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