Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/152
Tipo: Dissertação
Título: Dor lombar em condutores de ônibus: investigação da associação com exposição à vibração de corpo-inteiro.
Autor(es): FIGUEIREDO, Marilu Alcântara de Melo
Abstract: A atividade de condutor de ônibus implica em diversos riscos à saúde dos trabalhadores, compreendendo a exposição à Vibração de Corpo-Inteiro (VCI). As patologias relacionadas à coluna vertebral têm sido consideradas doenças incapacitantes. Representam razões de comprometimento das atividades laborativas, de ausência do trabalho e são os tópicos patológicos mais recorrentes na literatura relacionada à VCI. Este trabalho teve como objetivo verificar as variáveis significantes na prevalência da dor lombar entre motoristas e cobradores de ônibus do município de Itajubá, localizado no Sul do estado de Minas Gerais, Brasil. O estudo foi realizado em uma empresa de ônibus. Um questionário foi aplicado em 50 condutores para verificar variáveis socioeconômicas, aspectos relacionados ao ambiente de trabalho e condições de saúde. Para verificação da exposição à VCI foi empregado um acelerômetro de assento afixado rigidamente sobre o plano do assento dos condutores. Os sinais advindos do acelerômetro das direções ortogonais x, y e z foram amplificados e registrados, segundo a norma IS0-2631 (1997). Foi aplicada a regressão logística não-condicional para controlar as variáveis de confusão. Na análise multivariada foram consideradas significantes para explicação da dor lombar nos últimos doze meses: a) aceleração equivalente no eixo z – Aeq (z) (RC=1,05 IC₉₅% 1,00-1,10); b) patologia ortopédica (RC=6,79 IC₉₅% 0,93-49,7) c) diagnóstico de Hérnia de Disco (RC=16,6 IC₉₅% 2,03-135,3); d) ocupação de motorista (RC=0,022 IC₉₅% 0,002-0,22). Para a variável dependente dor lombar nos últimos sete dias, foram consideradas significantes: a) aceleração equivalente no eixo z – Aeq (z) (RC=1,03 IC₉₅% 0,99-1,06); b) patologia ortopédica (RC=29,52 IC₉₅% 2,61-333,3); c) insatisfação no trabalho (RC=26,58 IC₉₅% 2,55-276,30); d) idade (RC=0,19 IC₉₅% 0,02-1,28). Apesar de somente o valor da aceleração no eixo z ter sido significante no modelo final, observou-se que os valores estão acima dos limites de exposição, o que remete a adoção de medidas de prevenção. Os resultados podem contribuir para a melhoria no posto de trabalho dos condutores, contribuindo também para a evolução da ergonomia no processo de produção de veículos.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: FIGUEIREDO, Marilu Alcântara de Melo. Dor lombar em condutores de ônibus: investigação da associação com exposição à vibração de corpo-inteiro. 2015. 79 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/152
Data do documento: 15-Jun-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_figueiredo_2015.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.