Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1520
Tipo: Dissertação
Título: Sistema de Navegação de Veículo Autônomo Inteligente.
Autor(es): GONÇALVES, Luciano Moura
Abstract: Neste trabalho são desenvolvidos alguns componentes de um sistema de navegação para um veículo autônomo inteligente. Foram desenvolvidos alguns recursos necessários para o sistema de navegação cumprir os objetivos propostos nesse trabalho, esses recursos são um modelo cinemático do veículo, uma arquitetura de algoritmo de busca e um sistema de planificação de coordenadas globais. O modelo cinemático descreve o comportamento da movimentação horizontal do veículo para determinadas variáveis de entrada, baseado nas características do veículo real. O algoritmo de busca é responsável por determinar uma sequência de ações necessária para alcançar algum objetivo estabelecido. O sistema de planificação é necessário para determinar uma nova representação para o posicionamento global do veículo. Um simulador ́é desenvolvido utilizando o modelo cinemático e seus parâmetros são otimizados através de algoritmo genético que tem como função de avaliação a diferença de comportamento do veículo simulado em relação ao comportamento do veículo real para as mesmas variáveis de entrada. O modelo desenvolvido é avaliado e validado através dessa diferença de comportamento. Uma vez com o software de simulação desenvolvido, é utilizado para validar grande parte do desenvolvimento do sistema de navegação autônomo inteligente. Uma arquitetura híbrida de sistema de controle é desenvolvida, onde controladores são modelados para tratarem problemas específicos da navegação do veículo autônomo inteligente, tendo acesso aos recursos disponibilizados pelo sistema de navegação.
Citação: GONÇALVES, Luciano Moura. Sistema de Navegação de Veículo Autônomo Inteligente. 2010. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1520
Data do documento: Abr-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0036321.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.