Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1542
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do status micorrízico decultivares de oliveira, na Fazenda Experimental de Maria da Fé_MG (FEMF-EPAMIG).
Autor(es): VIEIRA, Vanessa Cristina Silva
Abstract: Os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) se associam às raízes da maioria das plantas e o crescimento de suas hifas é capaz de proporcionar um aumento da superfície radicular, resultando em maiores taxas de absorção de água e nutrientes. Devido a essa habilidade, muitos estudos relacionados aos FMAs têm sido direcionados ao uso desse grupo de microrganismos na sustentabilidade de culturas. Existem poucos estudos descritos envolvendo comunidades de FMAs na cultura da oliveira (Olea europea L.). Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar propágulos de FMAs em diferentes cultivares da Fazenda Experimental de Maria da Fé – MG (FEMF – EPAMIG) e com potencial de exploração comercial no Brasil, de modo a levantar as primeiras informações relativas à associação micorrízica entre os mesmos. Para isso, amostras de solo e de raízes de oliveira foram coletadas para determinação do comprimento de micélio extrarradicular ativo e total, avaliação da porcentagem e intensidade de colonização micorrízica, e densidade e diversidade (morfotipos) de esporos. As primeiras fotos da associação micorrízica foram registradas em oliveira no Brasil, confirmando o micotrofismo da espécie. No entanto, os resultados mostram que não houve efeito dos cultivares na distribuição dos propágulos de FMAs estudados, estando homogeneamente distribuídos nas proximidades das diferentes rizosferas. Sugerem-se estudos posteriores relacionados à certificação dos cultivares e à eficiência de populações de fungos micorrízicos arbusculares no desenvolvimento de mudas, em condições controladas e em campo.
metadata.dc.publisher.department: IRN - Instituto de Recursos Naturais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Citação: VIEIRA, Vanessa Cristina Silva. Avaliação do status micorrízico decultivares de oliveira, na Fazenda Experimental de Maria da Fé_MG (FEMF-EPAMIG). 2010. 51 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2010.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1542
Data do documento: 27-Jul-2010
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0038072.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.