Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1545
Tipo: Tese
Título: Avaliação da confiabilidade de sistemas de distribuição utilizando processamento distribuído.
Autor(es): NASCIMENTO, Luiz Carlos do
Abstract: Em um ambiente cada vez mais competitivo, as distribuidoras de energia precisam monitorar continuamente os índices de confiabilidade de seus sistemas. Desse modo, a maior incumbência é antever quando um determinado padrão será violado e, portanto, evitar a aplicação de multas por parte das agências reguladoras de energia. Tendo em mente esses aspectos, a Simulação Monte Carlo (SMC) cronológica é uma metodologia que atende a tais requisitos, pois captura todos os aspectos cronológicos de um sistema, e através de seus resultados típicos, isto é, das curvas de densidade de probabilidade associadas a índices de confiabilidade, pode-se estimar o risco de violação de padrões. Entretanto, a SMC cronológica demanda muito esforço computacional, tornando inviável a avaliação dos sistemas de distribuição atuais. O uso de computação distribuída é uma alternativa muito atraente para reduzir o esforço computacional associado com a SMC cronológica, pois aumenta a capacidade de processamento através da distribuição de tarefas. Isto é conseguido com o uso de computadores existentes em uma rede, possuindo baixo custo de implantação. Além disso, existem várias ferramentas dedicadas a esse tipo de aplicação, facilitando o desenvolvimento de metodologias que utilizem processamento distribuído. Esta tese de doutorado tem como objetivo apresentar uma nova metodologia de SMC cronológica que combina técnicas de conjuntos mínimos de cortes e amostragem com uma metodologia de programação distribuída, a fim de se estimar índices de confiabilidade para sistemas de distribuição. A metodologia proposta usa, de forma otimizada, o poder de processamento das máquinas existentes em uma rede de computadores. A fim de se obter a eficiência desejada, técnicas de computação moderna são utilizadas para modelagem (UML – Unified Modeling Language) e programação (Programação Orientada a Objetos) incluindo o uso de ponteiros e alocação dinâmica de memória. Para ilustrar a eficiência da metodologia proposta, são apresentadas várias aplicações usando sistemas de distribuição reais. Essas aplicações incluem a análise de religadores automáticos, restrição de transferência de carga, carga variável e reconfiguração de sistemas.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: NASCIMENTO, Luiz Carlos do. Avaliação da confiabilidade de sistemas de distribuição utilizando processamento distribuído. 2009. 200 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1545
Data do documento: 10-Ago-2009
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0034919.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.