UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/158
Tipo: Dissertação
Título: Proposta de Metodologia para definição de quantidade de grupos geradores de pequenas centrais hidrelétricas.
Autor(es): ABREU, Thiago Modesto de
Abstract: Recentemente, as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) vêm perdendo competitividade perante outras fontes renováveis, notadamente a fonte eólica, devido principalmente pelos incentivos recebidos da fonte eólica. Nesse sentido, foi abordado neste trabalho uma proposta de desenvolvimento de uma metodologia para determinação da quantidade de grupos geradores para concepção de pequenas centrais utilizando como critérios de dimensionamento, a vazão mínima histórica, bem como a vazão inferior turbinável, além da realização de uma análise de custo, com foco naqueles que são influenciados pela quantidade de grupos geradores, versus benefício da melhor solução tecnicamente obtida entre três tipos de turbinas hidráulicas: Kaplan, Francis Simples e Francis Dupla. Em um segundo momento, foi considerada, para fins de cálculo da energia média, a utilização das vazões afluentes cujos valores situam-se abaixo da vazão inferior turbinável da máquina, chamada operação excepcional, por uma determinada quantidade de horas anuais. Por fim, foi realizada uma análise comparativa dos resultados obtidos em ambos os casos.
Citação: ABREU, Thiago Modesto de. Proposta de Metodologia para definição de quantidade de grupos geradores de pequenas centrais hidrelétricas. 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia), Universidade Federal de Itajubá,Itajubá, 2015.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/158
Data do documento: Ago-2015
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_abreu_2015.pdf7,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.