Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1628
Tipo: Tese
Título: Estudo do posicionamento de atuadores piezelétricos em estruturas inteligentes.
Autor(es): OLIVEIRA, Aguinaldo Soares de
Abstract: O estudo do posicionamento de atuadores e sensores piezelétricos é uma parte fundamental no projeto de estruturas inteligentes. O mau posicionamento de atuadores e sensores piezelétricos pode causar a perda da controlabilidade do sistema. O propósito desta tese é apresentar uma técnica de posicionamento para atuadores piezelétricos em uma estrutura flexível, usando medidas de controlabilidade modal e espacial obtidas através do método de elementos finitos e valores singulares. A técnica de decomposição em valores singulares da matriz de controle é utilizada para se obter um índice que quantifica a controlabilidade do sistema, de maneira a se posicionar os atuadores piezelétricos, onde o sistema se torna mais controlável e observável, minimizando o esforço do controlador. É desenvolvido um código computacional baseado na técnica combinacional, que simula as posições possíveis para o elemento piezelétrico na estrutura de análise. Os resultados das simulações são comparados aos resultados analíticos de maneira a se verificar o desempenho deste código computacional e validação da técnica proposta.
Citação: OLIVEIRA, Aguinaldo Soares de. Estudo do posicionamento de atuadores piezelétricos em estruturas inteligentes. 2008. 168 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1628
Data do documento: Set-2008
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0033539.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.