UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1634
Tipo: Tese
Título: Tarifa de distribuição para unidades consumidoras e microgeradores considerando a elasticidade-preço das cargas.
Autor(es): SANTOS, Paulo Eduardo Steele
Abstract: Este estudo apresenta uma metodologia de cálculo de tarifas de energia elétrica para os sistemas de distribuição. A metodologia descrita foi desenvolvida a partir da metodologia de cálculo vigente no Brasil. O procedimento proposto combina os conceitos de tarifas do tipo “time-of-use” e preços de Ramsey. A metodologia inicialmente desenvolvida para unidades consumidoras também pode ser usada para estabelecer tarifas para microgeração. As tarifas resultantes para as unidades consumidoras e para as unidades geradoras possuem um sinal econômico horário, estão associadas aos custos marginais de longo prazo e também realizam a conciliação de receita maximizando o excedente social do mercado atendido pela distribuidora de energia elétrica. A metodologia proposta é testada em uma empresa de distribuição brasileira, sendo as tarifas resultantes do método comparadas com as tarifas calculadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
Citação: SANTOS, Paulo Eduardo Steele. Tarifa de distribuição para unidades consumidoras e microgeradores considerando a elasticidade-preço das cargas. 2008. 147 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1634
Data do documento: Dez-2008
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0033580.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.