UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1636
Tipo: Tese
Título: Afundamentos de tensão: avaliação estatística de resultados de medição com base em simulações.
Autor(es): OLIVEIRA, Thiago Clé de
Abstract: Esta tese propõe um procedimento para avaliação de medições de afundamentos de tensão com base em resultados de simulações para sistemas de transmissão. Atualmente, resultados de medição, mesmo aqueles obtidos através de curtos períodos, são utilizados indiscriminadamente como critério para a avaliação de desempenho de sistemas elétricos, para a definição de investimentos em melhorias e até mesmo para a decisão de mérito sobre reclamações de consumidores. Visto que o comportamento do sistema durante curtos períodos de medição pode retratar apenas situações atípicas e particulares, torna-se necessária a obtenção de subsídios para evitar que tais decisões sejam tomadas, de maneira equivocada, com base somente nestas medições. A proposta de avaliação de resultados de medição de afundamentos de tensão tem como principal ferramenta a utilização de conceitos estatísticos, como os intervalos de confiança. Tais intervalos, determinados a partir de simulações, definem a região onde os eventos mais prováveis devem se concentrar. Portanto, medições registradas fora dos limites destes intervalos terão seus resultados colocados sob suspeita e investigações adicionais devem ser realizadas, por exemplo, aguardar por resultados de períodos de medição mais amplos. Para a utilização da metodologia proposta, resultados de medição e simulação são necessários. Os primeiros são obtidos por monitoramento dos sistemas elétricos com a utilização de equipamentos específicos. Por outro lado, resultados de simulação são obtidos por programas computacionais. Neste procedimento, cálculos de curto-circuito e simulações de Monte Carlo são combinados e as características dos afundamentos são obtidas após o sorteio das variáveis aleatórias envolvidas. O exemplo de aplicação do procedimento demonstra sua funcionalidade na avaliação das frequências de afundamentos obtidas via medição com base em simulações considerando dois importantes sistemas elétricos de transmissão brasileiros.
Citação: OLIVEIRA, Thiago Clé de. Afundamentos de tensão: avaliação estatística de resultados de medição com base em simulações. 2008. 182 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1636
Data do documento: Dez-2008
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0034087.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.