Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1637
Tipo: Tese
Título: Análise a longo-termo da estabilidade de tensão utilizando métodos estáticos e um sistema especialista Fuzzy para representação de ações de controle.
Autor(es): FERREIRA, Luiz Cláudio de Araújo
Abstract: O foco principal da abordagem proposta neste trabalho é o de garantir a estabilidade a longo-termo da tensão de sistemas elétricos de grande porte e, na impossibilidade desta garantia, apoiar de forma mais segura, as ações de controle do fenômeno. Utilizando um programa de fluxo de potência, modificado de forma a incorporar uma modelagem mais detalhada da carga e das atuações dos dispositivos de controle de tensão, o método proposto é aplicado e validado através da comparação de seus resultados com os dados obtidos nas análises de ocorrências reais de instabilidade de tensão no sistema elétrico brasileiro. Este trabalho defende que a confiança em somente uma das técnicas de análise estática baseadas em curvas PV ou QV, não é suficiente para a avaliação segura da estabilidade de tensão, sendo cada tipo de análise importante e necessária para complementar uma o resultado da outra. Desta maneira, garantido que o sistema é transitória e dinamicamente estável e que o colapso de tensão não é causado por uma instabilidade angular, o método proposto recomenda o uso de ambas as análises −PV e QV, no cálculo das margens de estabilidade de tensão. Por possuírem características importantes na representação e na tomada de decisões operativas em tempo real, este trabalho também propõe um sistema especialista Fuzzy capaz de melhor representar o raciocínio do operador quando da atuação nos dispositivos de controle e de garantir pontos de operação mais fidedignos durante o processo de carregamento do sistema, nos estudos de segurança de tensão. Apesar do sistema especialista Fuzzy proposto ter sido concebido para ser integrado em um programa de fluxo de potência no ambiente de estudos, acredita-se no seu potencial para aplicações em ferramentas de auxílio à operação em tempo real, como também em simuladores de treinamento de operadores.
Citação: FERREIRA, Luiz Cláudio de Araújo. Análise a longo-termo da estabilidade de tensão utilizando métodos estáticos e um sistema especialista Fuzzy para representação de ações de controle. 2008. 308 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1637
Data do documento: Dez-2008
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0034591.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.