Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1643
Tipo: Dissertação
Título: Análise do comportamento aerodinâmico de um corpo na presença de uma superfície plana móvel.
Autor(es): BIMBATO, Alex Mendonça
Abstract: As características do escoamento ao redor de um corpo que se encontra nas proximidades de uma superfície plana são governadas não só pelo número de Reynolds, Re, mas também pela relação que define a distância do corpo até a superfície plana, h/d. Os detalhes dos fenômenos associados à presença do efeito solo ainda estão longe de serem completamente entendidos, devido a uma variedade de outros fatores influentes, em particular, a interferência entre a camada limite que se forma sobre o solo e a esteira formada a jusante do corpo. O propósito de fazer com que a superfície plana se mova em relação ao corpo está no fato de se eliminar a vorticidade gerada no solo, que consiste no principal mecanismo que dificulta a compreensão do efeito solo. Neste trabalho apresenta-se um algoritmo do Método de Vórtices para a análise do escoamento bidimensional e em regime não-permanente de um fluido viscoso ao redor de um cilindro de seção circular na presença de uma superfície plana móvel, onde a geração de vórtices discretos se dá apenas sobre a superfície do corpo. As cargas aerodinâmicas atuantes sobre o corpo são calculadas a partir de uma formulação integral derivada de uma equação de Poisson para a pressão e os resultados numéricos obtidos são comparados com resultados experimentais disponíveis na literatura.
metadata.dc.publisher.department: IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica
Citação: BIMBATO, Alex Mendonça. Análise do comportamento aerodinâmico de um corpo na presença de uma superfície plana móvel. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1643
Data do documento: 11-Jul-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0032990.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.