Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1646
Tipo: Dissertação
Título: Desafios da gestão orientada pelo conhecimento em organizações inseridas em ambiente universitário: o caso da UNIFEI Júnior.
Autor(es): COSTA, Catarina Maria da
Abstract: A presente dissertação, por meio do estudo de caso, objetiva identificar os desafios impostos para a gestão orientada pelo conhecimento em organizações inseridas em ambiente universitário – Caso UNIFEI JÚNIOR. O caso foi tratado de forma a se preservar as características holísticas e significativas dos acontecimentos do dia a dia da empresa. A gestão orientada pelo conhecimento está centrada no ser humano. Como o homem é um ser complexo e contraditório, essa forma de gestão se apresenta como um desafio para as organizações da atualidade. A pesquisa partiu da concepção do homem no contexto do aprender, do conhecer, do fazer e do criar, amparada, principalmente, pelos conhecimentos de Nonaka e Takeuschi, Osono, Drucker, Chauí, Arendt e Moreira. A aprendizagem no contexto organizacional é a base da gestão orientada pelo conhecimento, onde destacamos Argyris, Senge e a proposta de Rowley e Gibbs. Os registros históricos e os relatos identificadores da relação dos empresários juniores com o espaço que ocupam, do exercício do poder, das competências entre outros, foram analisados por meio de documentos escritos, atas, manuais, observações, correspondências eletrônicas e outras, com base nos estudos de Critelli, Chanlat, Fischer, Terra e outros. A replicação do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento, proposto por Bukowitz e Williams, comprovou que, embora os empresários juniores reconheçam que o conhecimento é parte da base de recursos com a qual a organização gera valor, eles ainda estão muito distantes das organizações que utilizam o conhecimento como base gerencial. Apresentam um grande potencial, comprovado por meio de suas palavras e de suas ações sintetizadas em lições, que podem, mediante a ação desencadeada pela universidade ou por eles próprios, alcançar novos patamares na criação do conhecimento organizacional e na transformação da UNIFEI JÚNIOR em uma organização orientada pelo conhecimento.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: COSTA, Catarina Maria da. Desafios da gestão orientada pelo conhecimento em organizações inseridas em ambiente universitário: o caso da UNIFEI Júnior. 2009. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1646
Data do documento: 25-Mai-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034834.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.