Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1659
Tipo: Tese
Título: Uma abordagem para FMEA baseada em métodos quantitativos.
Autor(es): DALOSTO, Diogo Nunes
Abstract: Esta Tese apresenta uma abordagem para FMEA baseada em métodos quantitativos, através da análise do sistema de medição por atributos de Repetitividade e Reprodutividade (R&R). Com base em uma revisão sistemática da literatura sobre o FMEA, observou-se que diversas pesquisas apontam que os seus resultados possuem viés de subjetividade, posto que são gerados segundo interpretação e conceito de pessoas, que são por sua própria natureza, tendenciosas. A partir desta premissa, desenvolveu-se esta pesquisa com o escopo dividido em duas partes, na qual a primeira tem o objetivo de avaliar quantitativamente a subjetividade presente no processo de atribuição das notas do FMEA para os índices de Severidade, Ocorrência, Detecção e o RPN. Assim, por meio dos índices R&R de concordância ICC (Interclass Correlation Coefficient), índice de Kappa e uma concepção de matriz de confiabilidade para o índice de Kendall, analisou-se quantitativamente quatro casos de FMEA, dos quais inferiu-se que seus resultados, do ponto de vista estatístico, apresentaram subjetividade no processo de atribuição de notas. A partir destes resultados, desenvolveu-se a segunda parte do escopo da pesquisa, onde efetuou-se uma análise crítica sobre o FMEA, estabelecendo-se quais fatores causam a subjetividade nesta ferramenta e impactam na sua confiabilidade. Em vista disso, com o propósito de minimizar a subjetividade da ferramenta, propõem-se um novo modelo, chamado de “FMEA R&R”, estabelecendo-se diretrizes e uma estrutura metodológica para corroborar estatisticamente o FMEA. A fim de validar o FMEA R&R, empregou-se o modelo em um caso real da indústria, concluindo-se que o modelo minimiza a subjetividade e aumenta a eficiência do FMEA, em termos de confiabilidade para tomada de decisão e gerenciamento de riscos.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: DALOSTO, Diogo Nunes. Uma abordagem para FMEA baseada em métodos quantitativos. 2018. 167 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1659
Data do documento: 2-Ago-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2018028.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.