Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1660
Tipo: Tese
Título: Análise de riscos e efeitos no projeto informacional e conceitual: uma abordagem ontológica.
Autor(es): MURBACK, Fábio Guilherme Ronzelli
Abstract: Este trabalho apresenta em seu início uma revisão histórica das publicações sobre FMEA enfatizando os problemas e soluções apresentadas na literatura com a finalidade de identificar como a metodologia evolui ao longo do tempo. A análise das publicações mostrou que a FMEA, apesar de sempre citada como o primeiro dos métodos de avaliação de riscos, é executada por exigências contratuais ou normativas, normalmente realizado ao final do processo, inclusive no desenvolvimento de novos produtos, com um time comprometido com o cumprimento de prazos e não com o resultado da análise, além das dificuldades relativas a classificação dos riscos. Permitiu também entender que o processo de realização da FMEA para identificar os modos de falha quase não sofreu alterações ao longo do tempo. Desta forma, o presente trabalho propõe uma nova abordagem para a Análise de Modo e Efeitos de Falha, mais visual e interativa para possibilitar uma mudança na forma integrar a equipe, melhorando o processo de geração de ideias, estimulando a reflexão e a identificação de novos caminhos para a interpretação dos modos de falha, aqui denominada de Análise de Modos de Falha canvas ou FMEA canvas. A abordagem pretende suprir a necessidade de identificar modos de falha na fase informacional do processo de desenvolvimento de produtos, principalmente na área médica, onde os produtos se tornaram muito complexos e caros, justificando este trabalho. O texto mostra como utilizar o canvas e os resultados de uma aplicação utilizando o método de Soft System Methodology em uma empresa que desenvolve produtos médicos. Os resultados apontados pela empresa que participou da avaliação do FMEA canvas mostraram que o formato seria bem-sucedido nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de produtos, pois permite a integração do time de desenvolvimento inclusive com a equipe gerencial, apresenta-se mais compreensível, dinâmico e colaborativo e que a utilização de notas autoadesivas trouxe flexibilidade ao andamento das discussões, estimulando a criatividade, a revisão contínua do andamento da resolução dos modos de falha e a facilidade na recuperação das informações ao longo do processo, além de outras vantagens quando utilizada dentro dos limites para os quais foi planejado.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção
Citação: MURBACK, Fábio Guilherme Ronzelli. Análise de riscos e efeitos no projeto informacional e conceitual: uma abordagem ontológica. 2018. 193 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1660
Data do documento: 9-Ago-2018
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_2018029.pdf5,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.