Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1675
Tipo: Dissertação
Título: Uma análise estatística descritiva sobre o desempenho final dos graduandos da UNIFEI em função de seus dados de aprovação no vestibular.
Autor(es): CASSIANO, Cibele Emília
Abstract: A busca na melhoria da educação tem feito com que as instituições de ensino superior busquem admitir estudantes de alta qualidade. Com o processo de admissão as instituições passam a conhecer o perfil de seus novos estudantes e assim passam a obter uma idéia de quais estudantes atingirão seus objetivos educacionais, ou seja, de obterem um bom desempenho durante o curso e conseqüentemente se graduarem. Usando as ferramentas e dados disponíveis, instituições podem criar modelos preditivos designados a prever o desempenho de seus alunos. O presente estudo busca, com as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e das disciplinas dos vestibulares da Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, nos anos de 2000, 2001, 2002 e 2003, estabelecer modelos preditivos designados a prever a probabilidade de graduação do aluno, bem como o de predizer o seu coeficiente final, utilizando para isso técnicas de Regressão Logística Binária e Regressão Linear Múltipla. Os modelos encontrados indicam que, além das notas dos vestibulares, outras variáveis também são importantes para melhor previsão do desempenho dos alunos e da probabilidade de sucesso em se graduarem.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: CASSIANO, Cibele Emília. Uma análise estatística descritiva sobre o desempenho final dos graduandos da Unifei em função de seus dados de aprovação no vestibular. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1675
Data do documento: 29-Mai-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034895.pdf4,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.