UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1681
Tipo: Dissertação
Título: Opções reais aplicadas à gestão do processo de desenvolvimento de produto em uma indústria de autopeças.
Autor(es): NORONHA, Juliana Caminha
Abstract: Este trabalho apresenta uma aplicação da Teoria de Opções Reais às análises de investimentos em desenvolvimento de produtos e tomada de decisão numa indústria de autopeças, por meio do método de pesquisa-ação, respondendo o objetivo técnico de prover soluções acuradas para avaliação econômico-financeira e tomada de decisão em projetos de desenvolvimento. Adicionalmente, o trabalho contribui cientificamente com a proposição de uma sistemática para aplicação da teoria das opções reais no processo de desenvolvimento de um projeto de plataforma. A motivação para utilizar a Teoria de Opções Reais na avaliação de investimentos reside em seu potencial de conceituar e quantificar o prêmio da opção, ou seja, o valor da flexibilidade gerencial associada a uma ação estratégica que pode ser executada ao longo da vida do projeto. Considerando que o desenvolvimento de produtos envolve investimentos em múltiplos estágios, ele pode ser tratado como uma opção sequencial composta, possibilitando uma gestão do desenvolvimento mais realista uma vez que se valora a tomada de decisão por períodos e proporciona-se uma visão detalhada do investimento e suas incertezas. Ao longo do trabalho, o método binomial é aplicado à análise de desenvolvimento de um conjunto de anéis de pistão, em que se incorporam decisões de investimento em cada etapa, se adequando ao modelo stage-gate adotado pela empresa. Ressalta-se que, no momento da análise dos dados, promoveu-se uma discussão acerca das incertezas que influenciam o desenvolvimento de produto e como modelá-las, contribuindo para o processo de aprendizagem da equipe acerca do ambiente de negócios e processo de desenvolvimento de produtos. Como resultado, tem-se uma nova perspectiva do valor do projeto de desenvolvimento para a empresa e das decisões do composto de marketing associado ao produto.
Citação: NORONHA, Juliana Caminha. Opções reais aplicadas à gestão do processo de desenvolvimento de produto em uma indústria de autopeças. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2009.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1681
Data do documento: Jun-2009
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0034823.doc2.11 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.