Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1686
Tipo: Dissertação
Título: Investigação sobre a utilização de programas de qualidade (GESPÚBLICA) nas Universidades Federais de Ensino Superior.
Autor(es): FOWLER, Eliane D´Martin
Abstract: Atualmente muito se tem falado sobre a globalização e a competitividade entre as nações. No cerne dessa discussão um foco especial tem sido dado à qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão. Propostas de gestão têm surgido para as organizações privadas, públicas, inclusive para Instituições de Ensino. Pesquisadores consideram que o aperfeiçoamento do sistema educacional como um todo, proporcionará o exercício da cidadania, o qual é o grande diferencial para o desenvolvimento sustentável e a garantia de soberania de uma nação. Portanto, propõe-se às Instituições de Ensino a busca de formas de garantir a qualidade da sua gestão como, por exemplo, o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA. Desta maneira, esse trabalho buscou pesquisar o uso de Programas de Qualidade pelas Universidades Federais, com foco no GESPÚBLICA, bem como investigar as motivações e inibições para adesão ao mesmo. Utilizou-se como critério de seleção os fatores considerados independentes do tamanho da Instituição, do conhecimento prévio do GESPÚBLICA e do tempo de atuação no cargo por parte dos respondentes. Por meio de um survey, observou-se que os fatores motivadores são a melhoria da: imagem institucional; confiança e atendimento à sociedade; aprendizagem organizacional e agilização nas tomadas de decisão; consciência e valores éticos por parte dos servidores; obtenção de um modelo que facilite a avaliação institucional. Os fatores inibidores foram: receio de não continuidade do programa; baixo índice de dados históricos na instituição; burocracia; escassez de exemplos consolidados na implementação de Programas de Qualidade nas Instituições de Ensino. Cabe ressaltar a posição do Ministério da Educação (MEC), órgão máximo do ensino do país, ao não adotar e também não promover formalmente o uso de um Modelo de Excelência em Gestão de Classe Mundial nas Instituições de Ensino.
metadata.dc.publisher.department: IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção
Citação: FOWLER, Eliane D´Martin. Investigação sobre a utilização de programas de qualidade (GESPÚBLICA) nas Universidades Federais de Ensino Superior. 2008. 162 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2008.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1686
Data do documento: 8-Ago-2008
Aparece nas coleções:Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_0033438.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.