Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1706
Tipo: Tese
Título: Um método de fluxo de carga não-iterativo como ferramenta para estudos de colapso de tensão.
Autor(es): ROSA JUNIOR, Carlos Bernardes
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo sobre ferramentas para previsão de colapso de tensão com o uso de um método de solução de fluxo de carga denominado método não-iterativo. Os métodos comumente apresentados na literatura são baseados em métodos iterativos, como o método de Newton-Raphson. O método não-iterativo e uma alternativa nova para o problema do fluxo de carga e, tem-se mostrado numericamente estável, com melhor desempenho computacional em relação aos outros métodos apresentados. O fluxo de carga não-iterativo proposto na literatura apresenta algumas desvantagens, principalmente em relação a ausência de limites de geração de potência reativa, um problema não trivial e ainda uma restrição ao uso do processo não-iterativo. Uma contribuição deste trabalho e justamente a inclusão de limites de geração de potência reativa no processo não-iterativo apresentado. O fenômeno do colapso de tensão tem sido bem documentado na literatura nas ultimas décadas. O fenômeno está associado a um processo de instabilidade de um sistema elétrico de potência e a baixos níveis de reserva de potência reativa. Analise do ponto de máximo carregamento do sistema elétrico permite que ações de controle sejam tomadas, evitando-se assim a ocorrência definitiva do fenômeno. Várias ferramentas para simulações em sistemas elétricos de potência são encontradas atualmente. Essas ferramentas permitem simular possíveis condições em que o colapso de tensão ocorra. O sistema elétrico de potência e um sistema dinâmico complexo cujas variáveis de estado do sistema podem ser calculadas a partir de um modelo linearizado. O uso do fluxo de carga não-iterativo permite uma nova abordagem e avaliação das ferramentas hoje existentes, possibilitando uma alternativa para método tradicional de Newton-Raphson. Este trabalho pretende contribuir com uma nova metodologia de aplicação dessas ferramentas em estudos de estabilidade de tensão. E apresenta resultados relevantes sobre o tempo computacional durante a simulação. Além disso, e incorporado os limites de potência reativa no cálculo do método não-iterativo. Demais metodologias para análise de estabilidade de tensão em sistemas elétricos de potência são discutidas e aplicadas, obtendo-se assim, resultados para validação destes métodos no processo não-iterativo.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: ROSA JUNIOR, Carlos Bernardes. Um método de fluxo de carga não-iterativo como ferramenta para estudos de colapso de tensão. 2007. 134 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1706
Data do documento: 27-Fev-2007
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0031320.pdf825,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.