UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1707
Tipo: Tese
Título: Análises estatísticas e reconhecimento de padrão aplicados em diagnósticos de defeitos em rolamentos através da análise de vibração.
Autor(es): ALMEIDA, Fabiano Ribeiro do Vale
Abstract: O objetivo principal desta tese de doutorado é desenvolver uma pesquisa com aplicação da técnica de Reconhecimento de Padrão em diagnósticos de defeitos em rolamentos através da Análise de Vibrações. Como parte desta pesquisa também foi usada a técnica de Projetos de Experimentos (DOE), incluindo o Método Fatorial com o objetivo de aplicação experimental. A pesquisa investiga se a variação dos parâmetros como rotação, carga e lubrificante (lubrificação) e a combinação entre eles são significativas nas respostas de vibrações (amplitudes em pico), através do Método Fatorial. Esta técnica também mostrou qual o parâmetro (carga, lubrificante/lubrificação e rotação) ou a combinação entre eles influenciou mais significativamente a amplitude do sinal de vibração. Também foram analisados, quais os parâmetros estatísticos como RMS, Pico, Fator de Defeito, Fator de Crista, Fator de Forma, Fator de Folga, Curtose são mais sensíveis à variação da rotação e carga, com o intuito de reduzir o espaço padrão na aplicação da técnica de Reconhecimento de Padrão. Depois aplicou-se a técnica de Reconhecimento de Padrão para o reconhecimento automático do defeito do rolamento através da Análise de Vibração. A análise experimental foi realizada no laboratório de Vibrações e Acústica da Universidade Federal de Itajubá, utilizando os métodos mencionados acima. Esta pesquisa poderá ser futuramente implementada em um sistema on-line para medidas e diagnósticos de defeitos em rolamentos.
Citação: ALMEIDA, Fabiano Ribeiro do Vale. Análises estatísticas e reconhecimento de padrão aplicados em diagnósticos de defeitos em rolamentos através da análise de vibração. 2007. 111 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1707
Data do documento: Abr-2007
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0031622.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.