UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1713
Tipo: Tese
Título: Análise da transferência de calor por convecção mista utilizando o método de elementos finitos com a técnica de Petrov-Galerkin.
Autor(es): GUIMARÃES, Paulo Mohallem
Abstract: Neste trabalho é apresentado um estudo numérico do escoamento laminar para convecção mista, empregando-se o Método de Elementos Finitos (MEF) utilizando elementos quadrilaterais com quatro nós, com as perturbações de Petrov−Galerkin nos termos convectivos, o método da penalidade nos termos de pressão e o esquema semi-implícito de Euler para avanço no tempo. Consideram-se escoamentos incompressíveis, bidimensionais e não-permanentes, sendo que os resultados são mostrados para o regime permanente em grande parte do trabalho. A formulação que governa os fenômenos físicos dos problemas baseia-se nas equações de conservação de massa, quantidade de movimento e energia. Foram realizadas comparações para a validação do código computacional e também um estudo do refinamento de malha. Quatro validações experimentais e numéricas são realizadas. Estudou se a independência da malha e verificação da convergência dos resultados para todos os casos. Finalmente, para os campos de velocidades, temperaturas e números de Nusselt local e médio, são apresentados resultados para canal com degrau na entrada, canal curvo, canal inclinado com fontes discretas de calor e cavidade com um ou dois cilindros internos rotativos. Verifica-se que a transferência de calor é fortemente influenciada por: i) no caso de canal com degrau e canal curvo, pelas células de recirculação, separação e recolamento; ii) para o canal com fontes discretas, pelo número de fontes, distância entre as fontes e a inclinação do canal; iii) para cavidade com cilindro interno rotativo pelo sentido e velocidade de rotação.
Citação: GUIMARÃES, Paulo Mohallem. Análise da transferência de calor por convecção mista utilizando o método de elementos finitos com a técnica de Petrov-Galerkin. 2007. 236 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1713
Data do documento: Mar-2007
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0031977.pdf18,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.