Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1715
Tipo: Tese
Título: Detecção de ataques em infra-estruturas críticas de sistemas elétricos de potência usando técnicas inteligentes.
Autor(es): COUTINHO, Maurílio Pereira
Abstract: As infra-estruturas críticas desempenham funções importantes na sociedade atual. São exemplos destas infra-estruturas sistemas tais como redes de telecomunicações e de transporte, serviços de fornecimento de água e energia elétrica, sistema financeiro, dentre outras. Devido à interdependência estabelecida entre estas infra-estruturas, toda a sociedade está exposta às ameaças de segurança. Para protegê-las contra estas ameaças, os provedores destes serviços críticos necessitam manter os objetivos de segurança para suas redes de comunicação de dados. Os Sistemas SCADA constituem-se numa parte importante da infra-estrutura crítica do Sistema Elétrico de Potência e de outras infra-estruturas. Suas redes de comunicação de dados são potencialmente vulneráveis a ataques cibernéticos, necessitando de proteção contra uma variedade de ameaças, pois o item segurança não tem sido levado em conta em seus projetos. A diversidade e a falta de interoperabilidade nos protocolos de comunicação destas redes criam grandes obstáculos para qualquer organização que tente estabelecer uma rede de comunicação segura. A fim de melhorar a segurança dos sistemas SCADA, a técnica de detecção de anomalia tem sido utilizada para identificar valores corrompidos devido a ataques ou faltas provocadas de forma maliciosa. O objetivo deste trabalho é apresentar uma técnica alternativa para implementar detecção de anomalia para monitorar sistemas elétricos de potência. O problema é aqui abordado utilizando Técnicas Inteligentes.
Citação: COUTINHO, Maurílio Pereira. Detecção de ataques em infra-estruturas críticas de sistemas elétricos de potência usando técnicas inteligentes. 2007. 250 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1715
Data do documento: Out-2007
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0032104.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.