Repositório UNIFEI UNIFEI - Campus 1: Itajubá PPG - Programas de Pós Graduação Teses
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1717
Tipo: Tese
Título: Impedância de compensação de queda de tensão em controles conjuntos de tensão de usinas – uma forma de controle secundário de tensão descentralizado.
Autor(es): SILVA, Rui Jovita Godinho Corrêa da
Abstract: Esta tese discute o problema de controle de tensão em sistemas de potência e apresenta uma proposta de controle secundário de tensão descentralizado, utilizando como ferramenta o controle conjunto de tensão existente nas grandes usinas e tendo como objetivo o controle de tensão em sistemas de transmissão. São descritos no trabalho: o funcionamento de um controle secundário de tensão, as filosofias utilizadas para atender seus objetivos e suas formas de ajustes, assim como o funcionamento de um controle conjunto de tensão. Para o uso da proposta apresentada é necessário dotar o controle conjunto de uma impedância de compensação de queda de tensão e de recursos de comunicação para comando remoto de forma alterar seu valor quando de mudança de configuração no sistema. Com a utilização da impedância de compensação as usinas tornam-se eletricamente mais próximas do sistema de transmissão, adequando-se às condições e configuração do sistema. É apresentada uma metodologia baseada em matrizes de sensibilidade para identificar as usinas de influência no controle de tensão do sistema de transmissão e o valor máximo que a impedância de compensação pode assumir. Finalmente, são apresentados diversos exemplos mostrando a potencialidade do uso da impedância de compensação de queda de tensão em regime permanente e da alteração de seu valor em tempo real, quando da mudança da configuração do sistema de transmissão em análise.
metadata.dc.publisher.department: IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica
Citação: SILVA, Rui Jovita Godinho Corrêa da. Impedância de compensação de queda de tensão em controles conjuntos de tensão de usinas – uma forma de controle secundário de tensão descentralizado. 2007. 162 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007.
URI: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1717
Data do documento: 17-Dez-2007
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_0032481.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.